14/02/2018

Quarta-feira de Cinzas




Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!
          Duas palavras para hoje: Lembrar e Retornar.
          Lembrar! Esta é a palavra que acompanha a imposição das cinzas neste dia: “Lembre-se que você é pó e ao pó retornará” (Gênesis 3.19). Uma palavra triste para o dia mais triste da história humana: o dia em que Adão e Eva abriram as portas de suas vidas e convidaram a morte para seus corpos, para seu mundo, para seus filhos. Daquele dia em diante, a sepultura tem sido o destino da humanidade. Acidentes, doenças, malícias, assassinatos – tudo está ao nosso redor. Então, lembre-se: você é pó e ao pó retornará! Cinzas as cinzas – pó ao pó. Por isso, meus irmãos, as cinzas desse dia não têm a ver com jejuns, sacrifícios ou superstições nossas; mas elas estão sobre nós simplesmente para anunciar: “você está olhando para um moribundo vivendo no meio de homens que estão morrendo. Nós não sabemos quando, mas sabemos que a sepultura é um lugar para onde todos caminhamos”.
          Mas, por favor, lembre-se também disso: as cinzas estão sobre você em forma de cruz. Sabe por que? Para te lembrar daquele que se tornou como um de nós – se tornou pó e cinzas – para nos resgatar do pecado e destruir a morte. Lembre-se que ele ressuscitará os nossos corpos no último dia.
          Lembre-se de tudo isso. E lembrando, retorne! “Retorne para o SENHOR, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso” (Joel 2.13). Retorne porque você lembra que está morrendo e sabe o porquê de sua morte. Retorne ao SENHOR, pois ele tem mais perdão e vida para dar do que o que você tem de pecado e morte para oferecer. Retorne para ele, pois ele sempre está de braços abertos para você com um amor que é incondicional.
          Que todo este tempo de Quaresma, que inicia nesta Quarta-feira de cinzas, seja para cada um de vocês um tempo de retorno ao SENHOR, dia-após-dia; pois é ele mesmo que chama e concede o necessário para que você possa se lembrar de quem você é e de quem ele é. E, principalmente, retornar para os braços dele – o SENHOR que lhe acolhe, abraça, perdoa e ama.
          Amém!

Rev. Helvécio José Batista Júnior
Ministros do SENHOR nas Igrejas Luteranas "Bom Pastor" e "Cristo Rei" em Cariacica/ES
Quarta-feira de cinzas, 2018 AD

Nenhum comentário:

Postar um comentário