16/02/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: SEGUNDO MANDAMENTO

      16/02/2018: SEGUNDO MANDAMENTO


CATECISMO MAIOR:
Assim como o primeiro mandamento instruiu o coração e ensinou a fé, assim este mandamento nos conduz para a fora e põe a boca e a língua na relação correta para com Deus. Por que a primeira coisa que brota do coração e se manifesta são as palavras. Como acima ensinei de que maneira se responde à pergunta sobre o que significa ter Deus, assim também te cumpre aprender a inteligir singelamente o sentido deste e dos demais mandamentos e aplica-los a ti.
Que significa tomar o nome de Deus em vão, ou mal-usá-lo? Abusar do nome de Deus que dizer pronunciar o nome do Senhor Deus, seja qual for a maneira, para fins de mentira ou vício de espécie. O que se ordena aqui, portanto, é não invocar o nome de Deus falsamente, ou proferi-lo em casos nos quais o coração bem sabe, ou deveria saber, que a verdade é outra, como sucede entre os que prestam juramento em juízo e uma parte em seguida mente contra a outra. Pois não existe abuso mais grave do nome de Deus que o de valer-se dele para mentir e ludibriar.
O maior de todos os abusos está em relação as coisas espirituais, que dizem respeito as consciências: quando se levantam falsos pregadores e falam mentiras e as passam por palavras de Deus.

É necessário que saibas como se faz uso acertado do nome de Deus. Ordena-se por outro lado usá-lo para a verdade e todo o bem. Assim, por exemplo, quando se jura acertadamente onde for preciso e exigido. Da mesma forma quando se ensina corretamente. Ainda, quando se invoca o nome em momentos difíceis e se lhe rende louvor e graças em tempos de fartura. Conforme expresso no Salmo 50: “Invoca-me no dia da angustia: Eu te livrarei e tu Me glorificarás.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário