23/02/2018

Tempo Quaresmal e os Catecismos de Lutero: OITAVO MANDAMENTO (8/40)

      23/02/2018: OITAVO MANDAMENTO
CATECISMO MENOR:

CATECISMO MAIOR:
Além do próprio corpo, esposo (a), bens materiais, existe outro tesouro que não se pode dispensar – honra e boa reputação. É muito difícil que alguém viva entre outras pessoas quando se está em pública desgraça e desprezado por todos. Por isso Deus não quer que a reputação e o bom nome sejam retirados ou diminuídos, assim como os bens do próximo não devem ser extorquidos. Deus deseja que a pessoa continue honrada diante do cônjuge, filhos, empregados e vizinhos.
Este mandamento proíbe todos os pecados da língua pela qual se pode causar dano ao próximo ou magoá-lo. Por que sustentar falso testemunho não é nada mais do que obra da língua. Deus proíbe tudo que se faz contra o próximo através do pecado da língua. Aqui se aplica também a falsos pregadores com suas doutrinas e blasfêmias; juízes e testemunhas falsas.

Aqui vem especialmente ao caso o vício detestável e vergonhoso de fazer má ausência ou caluniar, com que o diabo nos aperta. Muito se poderia dizer a esse respeito. Porque é praga danosa comum isso de casa qual gostar mais de ouvir falar mal do que bem do próximo (fofoca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário